Caminhando...
 
26
Nov 09

(imagem retirada da internet)

 

Há uns dias, foi-me dito por alguém por quem tenho grande estima e consideração que aos Amigos (já considerados família) não se agradece.

Esta frase foi-me dita, depois de eu ter agradecido, o facto de me ter sido dado o amparo do seu ombro, quando precisei.

Embora entenda o que quis ser dito com isto, considero que por muita proximidade que se tenha com alguém, o agradecimento faz sempre falta quando é dado um pouco de coração (amor, afecto, atenção.)

O “Obrigado” significa que a atitude que tomaram connosco, nos soube bem, nos fez sentir melhores e mais alegres.

É no fundo um sinal de reconhecimento e apreço por algo que nos fez alguma diferença. Por algo que nos tocou.

 

Considero que o “Obrigado” não deve ser somente feito pela ocorrência imediata de algo, tal como, quando recebemos um presente, nos desejam boas festas, etc, pois acredito que o agradecimento mais sincero, é o que é feito diariamente, mais por atitudes do que pela simples palavra que é dita.

Um "Obrigado" devemos a quem constantemente nos mima, dá atenção, está sempre disponível para nós e no fundo, a quem nos tem verdadeiro Amor e Respeito.

E tanta forma há de o fazer. Seja mimando com bjos de bom dia e boa noite. Seja deixando um bilhetinho de manhã ao pé da máquina do café ou colado no frigorífico, a dizer: “Que tenhas um Excelente dia. Gosto muito de ti.” Seja oferecendo uma flor, ou algo que seja, fora das datas festivas. Oferecer simplesmente pelo prazer de o fazer, e não apenas porque “tem de ser, e fica bem-fazer”.

 

Um "Obrigado" sabe sempre bem a quem o recebe, a quem sobretudo o MERECE.

Ao agradecer, não se está dar a pessoa que nos fez bem, por garantida. Está-se sim, a aumentar/solidificar e mostrar o apreço e amor que se tem por ela.

Ao dar por garantido e ao não agradecer, as boas acções e atitudes que têm para connosco, faz com que a gratidão comece a estagnar, fazendo assim com que não seja dado o devido valor a quem o merece pois, o que é dado começa a ser (mesmo que inconscientemente) desvalorizado.

 

Para terminar: Agradeço e continuarei a faze-lo, dando um pouco de coração a quem também mo dá.

Tal como disse Marcel Proust: “Devemos agradecer às pessoas que nos fazem felizes... São elas os jardineiros encantadores que fazem as nossas almas florescerem.”

Olá amiga
Devo dizer que fizeste pensar no teu post. Eu sou daqueles de opinião que aos amigos não se agradece... melhor , eu costumo dizer que a amizade não se agradece, retribui-se. Mas de facto tem toda a logica a maneira como pões a questão em relação ao agradecimento. A questão é o sentimento que acompanha o agradecimento. Isso é que faz toda a diferença.
Realmente fizeste-me pensar de modo diferente em relação a esta questão. E acho de facto de tens razão naquilo que escreves.

Beijinho e bom feriado
FilipeP a 30 de Novembro de 2009 às 12:06
Olá amigo Filipe!
:)
Sabes, gosto imenso quando aqui confrontamos diferente pontos de vista. Só assim considero que podemos verdadeiramente enriquecer, vendo todos os lados.
Compreendo, tal como dizes, o que defendes pois, me faz também sentido o facto de dizeres que a amizade se retribui. Mas considero que, o agradecimento já é uma retribuição e talvez a maior de todas. Pois o agradecimento faz-nos sempre falta ouvir. O reconhecimento faz-nos muita falta.
Fico contente por teres gostado do que escrevi amigo. Mas reforço que entendo o que defendes, mas tenho a opinião que escrevi neste pos :) Obrigada por entenderes.

Beijinhos e um bom fim de feriado.
Caminhando... a 1 de Dezembro de 2009 às 21:10
Joana:
Entendo-te tão, tão bem que já li e reli o teu post inúmeras vezes.
Tens razão, a cortesia ajuda a olear as relações e dá-lhes a profundidade que o descartável não tem....Que nos ajudemos, apoiemos uns a outros, entre amigos e família é normal, expectável até. Mas não pode ser tomado por garantido.
Não é. Muita gente não o tem.
Ao agradecer/assinalar o gesto, estamos a lembrar isso.
Reconhecemos que temos sorte e cuidamos dela.
Abraço de bom Domingo.
Marta M a 29 de Novembro de 2009 às 18:45
Querida Marta!
Tão contente que fico por entenderes e te identificares com o que escrevi :)
É isso. E tantas vezes se perde um amigo ou até um familiar por falta de investimento no relacionamento...
O agradecimento é essencial, pois, todos nós precisamos de ser reconhecidos. E sendo por quem mais estimamos, é das melhores sensações.

Um abraço de estima por ti.
Caminhando... a 29 de Novembro de 2009 às 21:49
Doce Joana,

Lindas as tua palavras, minha querida.

E obrigada por existires na minha vida.

Beijinhos ternos
Margarida
MIGUXA a 27 de Novembro de 2009 às 18:48
Olá amiga Margarida!
Fico muito contente por teres gostado do que escrevi.

E obrigada eu, por todo o teu carinho e constante companheirismo!

Beijinho grande e mto meigo
Caminhando... a 29 de Novembro de 2009 às 21:45
Concordo plenamente com o que disseste. Um obrigado cai sempre bem, principalmente quando é sentido e vindo de quem se gosta!
beijinhos e bom fim de semana
MissAna a 27 de Novembro de 2009 às 12:14
Olá Ana!
:)
É isso mesmo.
O reconhecimento é essencial para que nos sintamos bem e, vindo de alguém que estimemos, é ouro sobre azul :)

Beijinhos e boa noite domingueira
Caminhando... a 29 de Novembro de 2009 às 21:44
Joana,
Percebo-te tão bem.
É preciso continuar a agradecer, sempre!
É por isso que a minha vida anda entre o POR FAVOR & OBRIGADA!
Beijinhos.
Nucha
Nucha a 27 de Novembro de 2009 às 10:26
Olá amiga Nucha!
Fico muito contente por entenderes e te identificares com o que escrevi.
O agradecimento é de facto essencial e, mesmo sendo algo tão simples, causa um enorme impacto em quem o recebe.

Beijinhos
Caminhando... a 29 de Novembro de 2009 às 21:43
Não podia estar mais de acordo!! Eu estou sempre a agradecer... por tudo e por nada... é um gesto tão simples mas que diz muito - de quem dá e de quem recebe!!

Beijinhos
Cris a 26 de Novembro de 2009 às 23:53
Olá amiga Cris!
O reconhecimento é essencial!
É de facto, tal como dizes, essencial agradecer que, mesmo sendo algo muito simples, tem uma enorme força e impacto em quem o recebe.
Beijinhos
Caminhando... a 29 de Novembro de 2009 às 21:40
Joana
Estas tuas palavras vêm tão ao encontro do que penso e conseguiste expressar tão bem aquilo que eu não consegui há tempos... Ainda ontem tive esta conversa. É que tenho dois amigos que têm exactamente essa opinião: "Aos amigos não se agradece." Isto faz-me imensa confusão porque acho que é sobretudo aos amigos que se agradece, que se deve estar atento e mostrar o nosso reconhecimento sempre. A amizade é exigente porque se não houver exigência não é coisa alguma. E um dos seus alimentos é justamente o reconhecimento expresso do quanto o amigo é importante para nós, não partindo do princípio de que, para ele, tal é evidente. Vou já falar deste teu post aos meus amigos. Obrigada por me ajudares a florescer amiga Joana!
descobrirafelicidade a 26 de Novembro de 2009 às 23:34
Olá terna amiga Teresa!

Fico muito contente por te teres identificado com o que escrevi e no fundo, com o que sinto em relação ao agradecimento.
Tal como a ti, faz-me muita confusão, o não agradecer a quem nos apoia, mima, etc, pois é "sobretudo aos amigos que se agradece, que se deve estar atento e mostrar o nosso reconhecimento sempre."
Penso que para que uma relação evolua e se torne cada vez mais forte, há que haver reconhecimento, aliás, em tudo, para que nos sintamos bem e felizes, precisamos de ser reconhecidos, é um alimento essencial.

Um beijinho grande e, Obrigada eu por ter a hipotese de te ter "junto" a mim. Acredita que sim.
Joana
Acabei de ler as tuas palavras e não imaginas como me fizeram bem. Estava a precisar de mimos e de alguém "junto" a mim. Obrigada por estares tão pertinho. Uma semana aconchegante para ti
Amiga Teresa,
Faço questão de estar sempre perto e junto de quem estimo!

Um abraço demorado e aconchegante para ti
Caminhando... a 30 de Novembro de 2009 às 22:02
Joana, penso exactamente como tu, não era capaz de o dizer melhor e não tenho mais nada a acrescentar :) A não ser, obrigada, claro... palavra que gosto muito de dizer!
Bjns!
cuidandodemim a 26 de Novembro de 2009 às 23:06
Olá amiga!
Tão contente que fico por teres gostado :)

Escrevi exactamente o que sinto e penso em relação à importante do agradecimento!

Obrigada eu, pelo que já aprendi contigo e pela tão boa companhia que me fazes!

Um beijinho
Caminhando... a 29 de Novembro de 2009 às 21:32
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
14
16
18
19
21
22
24
25
27
28
29
30
Online
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Visitas
Free Website Counters