Caminhando...
 
14
Dez 09

 

(imagem retirada da internet)

 

O perdão é algo que considero de extrema importância para que um coração ferido (seja por que razão for) se possa regenerar e voltar a sentir.

Muitas comparações são feitas entre o perdoar e o esquecer aliás, como li ainda há pouco: “O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração é sincero, generoso e não fere o amor-próprio do ofensor.”

 

Considero, acredito e sinto que, perdoar não pode ser sinónimo de esquecimento. Quando se desculpa sim, consegue-se esquecer depois a atitude que levou à necessidade de um pedido de desculpas pois, atitudes menores são passíveis de ser desculpadas visto que, não causaram danos permanentes em alguém. Enquanto, quando o que foi feito/dito feriu seriamente os sentimentos de alguém e fez com que a marca deixada ficasse permanente, o Perdão aqui considero o indicado.

Ao perdoar, o ressentimento dissolve-se e, a marca continua lá mas, não está constantemente no pensamento, tendo em conta que, já se conseguiu enfrentar o tormento de frente, aliviando a constante corrosão interior.

 

O perdão tem várias interpretações. Para uns é divino e impraticável pelos homens, algo que, talvez com um pouco de ingenuidade, eu acredite. Existem de facto pessoas de muito má índole, havendo ainda assim Grandes Pessoas. Gosto de pensar que existem pessoas fiéis, leais e que saibam de facto respeitar o outro. Felizmente e com muito agrado, conheço algumas, o que faz com que não acredite que todo o ser humano, por sê-lo, seja incapaz de conseguir perdoar.

 

Quando se sente necessidade de perdoar alguém que nos é muito próximo e nos magoou bastante, acredito que podem ser dadas segundas oportunidades, aliás, julgo que todos podemos ser dignos de uma nova oportunidade, tendo apenas que mostrar (de forma sincera) que se pode ser de novo merecedor de confiança. Importante será mostrar-se arrependido e ciente do erro cometido e fazer por merecer de novo a atenção e apreço.

Ao perdoar, ficasse livre de rancores, não sendo correcto, nem justo, situações presentes serem comparadas com antigas.

 

Perdoar dissolve o sentimento e é um passo emocional, uma decisão individual de libertar de dentro do nosso ser a carga que nos oprime.

Acredito assim que: “Perdoar é saber curar-se sem quebrar, é ser suficientemente forte para suportar o peso do sofrimento e ter capacidade de recuperar!”

 

Para terminar, acredito que ao perdoar estamos acima de tudo a fazer um favor a nós mesmos!

 

publicado por Caminhando... às 21:39
Que bonito post Joana! Já o li e reli inúmeras vezes. Fez-me bem ler-te sobre o perdão. Tal como tu considero que perdoar não é esquecer e que "ao perdoar estamos acima de tudo a fazer um favor a nós mesmos". Não se pode ser feliz conservando sentimentos de ódio, vingança ou rancor pelo sofrimento interior que tais sentimentos acarretam. Perdoar é uma libertação. No entanto, creio que perdoar só as grandes almas são capazes
descobrirafelicidade a 18 de Dezembro de 2009 às 14:30
Olá :)

Muito Obrigada! Fico muito contente por teres gostado!
Ao guardarmos rancores e ressentimentos estamos pura e simplesmente a criar barreiras, fazendo com que não consigamos ser verdadeira e completamente felizes.

Julgo que todos temos a capacidade de perdoar mas, nem todos a desenvolvemos, daí concordar, com pena, com a tua última frase.

Um abraço demorado e reconfortante para ti minha Amiga
Caminhando... a 18 de Dezembro de 2009 às 14:50
Acho que o acto de perdoar está relacionado com a maneira como nós nos apegamos ao passado e ás suas mágoas. Perdoar é dizermos a nós mesmos que decidimos ser felizes e deixar as tristezas do passado para trás. E é certo que ao perdoarmos estamos a substituir tristeza por alegria.
Sei que por vezes não fácil perdoar, mas é possivel. É possivel uma pessoa estar em paz com o passado por muito infeliz e duro ele tenha sido. Basta dizer-mos para nós que a partir de agora queremos ser felizes.

Não fazes ideia da coincidência de teres publicado este post agora... talvez seja um sinal para me lembrar...

Beijito amiga
FilipeP a 17 de Dezembro de 2009 às 22:39
Olá amigo Filipe!

Muito bonito este teu comentário!!
Adorei esta tua frase e é no fundo o que quis dizer com este post e que tu numa bonita e curta frase disseste: " É possivel uma pessoa estar em paz com o passado por muito infeliz e duro ele tenha sido. Basta dizer-mos para nós que a partir de agora queremos ser felizes."

Foi numa boa altura? Fico satisfeita por o teres lido numa altura importante para ti!

Um beijinho
Caminhando... a 18 de Dezembro de 2009 às 14:37
Claro que o ser humano é capaz de perdoar! Temos muitos rancores e ódios neste mundo, mas seria muito pior se não tivessemos a capacidade de perdoar; todos têm direito a uma segunda chance e alguns merecem que lhes seja dada essa oportunidade de provarem que se emendaram; eu acredito no perdão; já perdooei, o que me fez muito bem e também já fui perdoada; gosto muito de viver sem inimigos Fácilmente eu dou a segunda chance, no entanto se me trairem de novo na amizade e confiança que depositei nessas pessoas, aí para mim acabam; não fico com ódio, mas não lhes ligo mais; costumo dizer: « para mim morreu, só falta enterrar»É difcil isto acontecer, pois costumo resolver as coisas com muito diálogo, mas às vezes não tem jeito; há pessoas que, infelizmente, por mais chances que lhe demos não emendam. Belo tema, Joana. Gostaria muito que estes sentimentos de perdão, tolerância, solidariedade que se vivem nesta época continuassem depois do Natal , mas, parece-me que não; esquecemo-nos depressa de toda esta magia que agora vivemos, o que é uma pena. Até breve, amiga e que consigas sempre ter o dom do perdão. Voltarei ainda antes do Natal, mas, de qualquer modo deixo já os meus desejos de que tenhas o Natal que mereces: MUITO FELIZ.
Emília
comunicadoraspt@hotmail.com a 17 de Dezembro de 2009 às 22:30
Querida e simpática amiga Emilia!

Também acredito que todo o ser humano tem essa capacidade mas, nem todos a desenvolvem...
Tal como tu, acredito em segundas oportunidades, sendo que estas, quando são de novo desperdiçadas, não há mesmo volta a dar. Há que saber quem merece realmente uma nova oportunidade, para nossa auto-preservação contra novas desilusões.

Acho que agora as prioridades estão todas trocadas sendo que, o perdão, a tolerancia e solidariedade não são das primeiras coisas que se defendem e se fazem.

Um grande beijinho de Feliz Natal também para ti amiga.
Até lá ainda te vou deixar uma beijoca e um abraço, bem como antes do Ano Novo ;)
Caminhando... a 18 de Dezembro de 2009 às 14:31
Joana:
O verdadeiro perdão e consequente encerrar de um capítulo quando alguém nos disse/fez algo que feriu, só é possível quando temos a certeza que, se voltassémos atrás, aquela pessoa não teria o mesmo comportamento..E às vezes falta-nos essa certeza, por mais que o afirmem...
Resulta daí que o perdão nesses casos só pode ocorrer para nossa paz e não endereçado ao outro.
Esta é uma aprendizagem que ainda ando a tentar desenvolver...
Obrigada pelo "empurrão" ;)
Bom fim de semana.
Marta M a 17 de Dezembro de 2009 às 14:34
Olá amiga Marta!
Sabes, muitas vezes há que perdoar para que fiquemos com a mente e o coração sãos.
Por vezes, algumas atitudes conseguem-nos magoar verdadeiramente e, achamos que não vale a pena e não é merecida uma segunda oportunidade, nesses casos, para que a dor não nos corroa o coração, há que perdoar a atitude, encarando-a, deixando de lhe dar a importancia que esta já não merece. Há que ter o coração e na mente o que realmente importa (o que nem sempre é facil)!

Martinha, estás tu e eu a desenvolver pois, dia a dia vamos sabendo consolidar defesas para sarar os tombos que damos.

Um abraço e um bom fim de semana
Caminhando... a 18 de Dezembro de 2009 às 14:23
Joana, gostei de tudo o que escreveste. Também acredito que o perdão tem de ser conseguido, mais para nosso bem, para nossa paz, do que por outra razão qualquer. Quem perdoa está a alimentar a paz no seu coração... Não é necessário esquecer, porque os erros servem para nós aprendermos e não os devemos esquecer, mas apenas deixar ir, não guardar o ressentimento no nosso coração, que só nos fará sentir pior...
Bjns
cuidandodemim a 17 de Dezembro de 2009 às 12:32
Olá querida amiga!
Retive esta frase: "Quem perdoa está a alimentar a paz no seu coração..." E é exactamente isso que acredito.

Ao perdoar, estamos a encarar o que nos doeu de frente, deixando de nos corroermos e, ocupar o coração com coisas que realmente importam.
Muitas vezes ocupamos o coração com dor e tristeza. É complicado largar o nó que temos mas, por nós e pelos que connosco privam, devemos faze-lo.

Beijinhos (mts!)
Caminhando... a 18 de Dezembro de 2009 às 14:16
Venho fazer o convite...

Um novo blog, há imenso tempo que sonhava com ele.
Aconteceu... e foi hoje.

http://entre2filmes.blogspot.com/

O café está fresquinho, os biscoitos em cima da mesa.

Apareçam todos... e sejam bemvindos.
À volta da fogueira.

Um abraço.
Rolando
Rolando a 17 de Dezembro de 2009 às 08:16
Olá Rolando!

Já lá fui dar uma vista de olhos e, com mais tempo e maior atenção comentarei.

Um beijinho e até breve
Caminhando... a 18 de Dezembro de 2009 às 14:08
Saber perdoar é uma virtude que cada vez menos gente têm, são cada vez mais as pessoas que cultivam o ressentimento em vez de perdão... Fico triste ao constatar isso, que a vingança está a cima de tudo... Sei que por vezes não é fácil perdoar, pode-se até não o fazer, mas deve-se tentar esquecer ou aprender a viver da melhor forma com a situação...
Beijinhos
MissAna a 16 de Dezembro de 2009 às 20:31
Olá Ana :)

Tal como tu fico triste ao constatar isso também. O rancor é dos sentimentos que mais odeio. Não me faz sentido senti-lo dai que, o perdão é a alternativa para que o coração fique são, livre de ressentimentos e disponivel para sentir e fazer outros sentir.

Beiijnhos
Caminhando... a 18 de Dezembro de 2009 às 14:07
Boas, Boas Joana! =)

Mais uma excelente forma de encarar partes da nossa vida. Uma visão do perdão que admiro e concordo.

Perdoar é algo nosso, que ao fazê-lo, estamos somente a benefiar disso. Não tem que ser esquecimento, nem acredito que seja. Isso é outra coisa. Perdoar é algo maior, e que só o fazemos quando é de verdade.

Beijinho
Infinito e Mais Além a 16 de Dezembro de 2009 às 14:57
Olá João :)

:) Fico contente por te teres identificado com o que escrevi!
É isso. Ao perdoar estamos a manter o nosso coração são e livre de rancores e ressentimentos.

Beijinhos
Caminhando... a 18 de Dezembro de 2009 às 14:03
Estimada Joana,

Fiquei com tamanho saber sobre o perdão.

Adorei a forma como foi abordado o sentimento.

Não quero ter a ousadia de levar sem pedir, posso

Desejos de momentos felizes.
You & Me a 16 de Dezembro de 2009 às 13:28
Olá e bem vindo!

Muito obrigada pela simpatia. Fico muito contente por ter gostado!

Claro que pode levar ;) Obrigada pelo cuidado!

Votos de uma boa noite e tudo de bom.
Caminhando... a 17 de Dezembro de 2009 às 22:20
olá

...saber perdoar é uma arte ...porque quem perdoa tem que esquecer o que se passou ... não basta dizer que perdoa , até porque se fou só de boca á primeira chatice atira á cara do outro aquilo que perdoou :)

beijinho
pingodemel a 16 de Dezembro de 2009 às 10:29
Olá Joana :)

Sabes, acredito que quando algo dói muito, dificilmente se esquece pois a marca ficou lá. Mas, ao perdoar, considero que a dor e o acontecimento não estão constantemente presentes fazendo com que nos vamos correndo sempre por dentro.
Ao perdoar, na minha concessão, não implica necessariamente que sejamos de novo próximos daquela pessoa pois, segundas oportunidades damos a quem realmente achamos que merece.

Beijinhos
Caminhando... a 17 de Dezembro de 2009 às 22:18
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
15
16
17
19
20
22
23
24
25
26
28
29
30
31
mais sobre mim
pesquisar neste blog