Caminhando...
 
30
Abr 10

(imagem retirada da internet)

 

“Só se atinge um novo nível de comunicação com aquilo a que pode chamar-se compreensão. As pessoas mudam o seu comportamento quando se sentem compreendidas.

Gostar de outra pessoa não é necessariamente compreendê-la. Se há uma pessoa de quem simplesmente não goste, esforce-se por conhecer primeiro o “eu” que não gosta dessa pessoa. A forma como conhecemos outra pessoa coincide inteiramente com a forma como nos conhecemos a nós próprios. Conhecer é saber ouvir o que a outra pessoa está a dizer.
“Quero falar sobre os meus sentimentos”, pode você dizer, “mas ninguém me ouve.” Não é o único que pensa isto muitas vezes. De facto, isso é o que acontece sempre que as pessoas tentam usar a comunicação para competir, em vez de conhecer. Enquanto pensar que a capacidade para comunicar é idêntica à capacidade para falar, nunca experimentará um sentimento de união com outra pessoa. A capacidade para comunicar depende da capacidade para fazer a outra pessoa falar – e da sua capacidade para ouvir o que ela está a dizer. Só se ouve verdadeiramente quando se ouve tudo o que a pessoa está a dizer sem julgar, ou negar, ou comparar essa pessoa connosco.”

 

Do livro: "Quero falar-te dos meus sentimentos" de Mamoru Itoh

 

Conheci este livro através deste post da Amiga Marta e fiquei logo muitíssimo curiosa para o ler. Este, é um livro muito especial que tal como está escrito na contracapa "desperta o leitor para os valores simples e essenciais da inter-relação humana".

 

Muito Obrigada Marta pela tua partilha que me levou a trazê-lo para casa e a deliciar-me ao lê-lo (já por inumeras vezes)!

 

Feliz Fim de Semana para todos vós!

obrigado, adimiro a sesibilidade desse texto, pois ele nos dar motivavação para viver a vida de uma maneira mais intensa. pois aprendi muito hoje ao ler este texto.

obrigado
paulo silva a 7 de Junho de 2011 às 11:17
Olá Paulo silva,

Agradeço a sua presença e fico contente por ter gostado deste texto.

Cumprimentos,
Joana Ferreira
seu blog é muito bom! Eu não leio Português bem, mas eu amo o que você escreve!
crescita seno a 17 de Maio de 2010 às 13:04
Olá!

Muito Obrigada fico muito contente por gostar do que aqui escrevo e partilho.

Obrigada novamente pela visita, palavras e simpatia.
Olá Joaninha! Venho deixar um beijinho e agradecer o comentário e o apoio por achar que eu devo continuar com os meus blogues. Ando numa fase difícil, muita confusão e por vezes vou-me abaixo. Ler o seu post foi muito bom porque revi-me nele. por vezes uma coisa como ouvir e falar torna-se tão complicado e é bom ver-se que algumas coisas que pensamos estão certas. Mesmo neste pequeno exerto. Um grande beijinho com carinho.
Sindarin a 3 de Maio de 2010 às 22:25
Olá Sindrin!

É notoria uma certa tristeza e desilusão no seu coração.
Fico contente por ter voltado a este mundo e por se ter identificado com este post!

Um beijinho com carinho!
Olá Joana!
Mais uma vez gostei do que escreveu, sempre no caminho da compreeção da vida e da forma como complicamos até as coisas mais simples.
Visito o blog da Marta e adoro ! Mais um livro que vou tentar ler!
Beijinhos
Rosinda a 3 de Maio de 2010 às 15:25
Olá Onix!

: ) Muito Obrigada.
Tento de facto compreender o máximo que consigo e aproveitar as pequenas coisas, prazeres, luzes. É uma constante aprendizagem.
O blog da Marta é muito bom mesmo! E a Marta é um ser humano muito bonito que dá gosto ter perto : )

Este livro é mesmo muito bom, e é pequeno, mas muito Rico!

Beijinhos e é bom te-la de volta : )
Este texto tem muito que se diga. O dialogar, o saber ouvir e o saber falar. O compreender... O conhecer...
Penso que isto tudo tem a ver com o quanto estamos dispostos a dar ao outro, o ajudar, o ser amigo e o estabelecer empatia... Será fácil se gostarmos da outra pessoa e estamos dispostas a "estar" com ela.
Bjns
cuidandodemim a 3 de Maio de 2010 às 14:17
Olá : )

Será sem duvida mais facil se tivermos uma ligação afectiva (mesmo que não muito cimentada) com essa pessoa!

Um beijinho para ti
Olá Joana
Primeiro quero pedir desculpa por não a ter ainda visitado, mas aconteceu uma situação curiosa. Costuma comentar-me uma outra Joana e só quando aparecem dois comentários seguidos com o mesmo nome fui investigar. Por outro lado achava estranho que a Teresa fizesse referência ao seu nome e comecei a verificar que no outro blog não aparecia nada. Enfim...esta Manu por vezes é um pouco despassarada.
Bom o que importa é que agora estou aqui a visitar o seu blog que aborda temas que se identificam com a minha linha de pensamento e postura perante a vida.
Finalmente a comunicação começou a fazer-se e eis-me pronta a caminhar lado a lado, compreendendo-os sem tentar modificá-los...aceitando-os e tentando entender o que posso aprender com a partilha. É esta a reflexão que fiz depois de ler o seu post.
Beijos
Manu
Existe um Olhar a 2 de Maio de 2010 às 11:01
Olá Manu!

Antes de mais não precisa pedir desculpa!
Haver duas pessoas a usar o mesmo nome próprio causa mesmo alguma confusão ; )
: ) Fico muito contente por ter aqui a sua presença.

Um beijo e, para tornar um pouco mais fácil ao visitar o seu/teu blog passarei a assinar da seguinte forma: Joana do blog Caminhando. Que tal?

Outra coisa: Podemos tratar-nos mutuamente por tu? Torna tudo mais simples e "familiar"!

Tudo de bom
Olá Joana
Na altura em que a Marta falou do livro pensei logo em comprá-lo e fui à livraria que fica mesmo em frente à minha casa, mas não o tinham. Depois, meteram-se outras leituras pelo meio e acabei por não chegar a comprá-lo. A ver se, agora, não falho. Quando li o que tu e a Marta escreveram lembrei-me logo do "Principezinho" e é engraçado que fui pesquisar alguma coisa sobre o livro e vi que, mesmo sem o ter lido, também é essa a associação que lhe é feita por quem o leu. O que mais me ficou do "Principezinho" foi justamente (para além das imagens que me cativaram de imediato) a ausência de compreensão, de comunicação verdadeira entre os seres, os equívocos da linguagem, a amizade (ou procura dela), a solidão... Creio que é o que mais almejamos: Ser compreendidos e compreender; amar e ser amados. António Lobo Antunes referiu uma vez que: "O ideal é quando se consegue, e às vezes consegue-se, ser compreendido sem necessidade de falar, ter uma comunicação não verbal."
Só essa compreensão nos permite, de facto, atingir um novo nível de comunicação. E essa comunicação só é possível através da escuta do outro. Escutar verdadeiramente só podemos fazê-lo quando temos a capacidade de nos esquecermos de nós próprios e ESTAR inteiros para o outro. E a linguagem para atingirmos uma real comunicação só pode ser a do coração. É o que sinto.
Um beijo grande para ti de feliz domingo.
descobrirafelicidade a 1 de Maio de 2010 às 21:31
Olá Teresa!

: ) Na contracapa do livro está escrito isso mesmo, que nos faz lembrar o Principezinho. E esta ligação é feita mal o abrimos e começamos a folhear. A escrita é de uma imensa simplicidade e os desenhos são uma ternura.
Essa comunicação não falada é que nos leva mesmo para outro nivel de comunicação. Há o ler o olhar, entender os gestos, no fundo, "ler nas entre linhas" a pessoa.

Destaco estas tuas lindas palavras: " Escutar verdadeiramente só podemos fazê-lo quando temos a capacidade de nos esquecermos de nós próprios e ESTAR inteiros para o outro. E a linguagem para atingirmos uma real comunicação só pode ser a do coração."
Sabes Teresa, sinto exactamente o mesmo!

Um beijo grande para ti com muita ternura!
Joana:
Que bonito ter aberto janelas na almas dos meus amigos/as..
Este livro é como aqueles testemunhos que temos obrigação de passar à frente e partilhar.
Obrigada por lembrares as bonitas reflexões que ele encerra ;)
De vez em quando esquecemo-nos do básico e complicamos tudo, não é?
Abraço enorme.
Marta M
Marta M a 1 de Maio de 2010 às 16:48
Olá Marta!

Muito Obrigada mais uma vez ! O livro já anda a passar pelas mãos dos meus familiares pois, é mesmo um livro muito bonito e especial e por isso, como dizes, é obrigatório passar à frente!
: )
De vez em quando esquecemo-nos mesmo...

Abraço enorme e grato.
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
20
21
22
24
25
26
28
29
Online
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Visitas
Free Website Counters