
(imagem retirada da internet)
"Tenho relações ou tenho ralações? Sim, não é para brincar com a palavra, é para examinar a qualidade das nossas relações. Se são humanas e construtivas, podem trazer sofrimento e cuidado, mas fazem crescer. Mas se as nossas relações são egoístas e enganadoras, então não só trazem ralações, como são elas próprias ralações, destruições mútuas e transmissíveis. Nós somos o que forem as nossas relações."
Vasco Pinto de Magalhães, in 'Não Há Soluções, Há Caminhos'
publicado por Caminhando... às 16:36
Acredito muito nessa frase, e acredito que devemos sempre fazer um balanço das nossas relações, das que valem ou não a pena, das que nos fazem ser melhores e das que nos fazem ser piores e devemos deixar cairassegundas para poder segurar melhor nas primeiras.
Olá Sara!
Gosto sempre da interpretação que fazes dos textos que publico!
Concordo contigo! Há que saber seleccionar, de modo a que possamos canalizar mais esforços para as relações, de modo a que as valorizemos e aproveitemos ao máximo!
Beijinhos!
Fica bem
Minha doce Joana,
Passei para te desejar um óptimo fim de semana e não te esqueças se passares pelo meu espaço "Prémios & Lembranças" tens mais dois miminhos para ti.
Beijinhos carinhosos
Margarida
MIGUXA a 5 de Setembro de 2009 às 16:42
Olá amiga Margarida!
Muito obrigada pelos teus votos e pelos mimos!
Um bom domingo e um beijinho terno
Gostei deste « relações ou ralações ». De facto alguns relacionamentos trazem só ralações. Sabes que quando somos novos, apanhamos muitas ralações; com o passar dos tempos vamos aprendendo e começamos a seleccionar mais.Hoje eu tenho mais relações do que ralações, porque comecei a fazer distinção entre amigos e conhecidos. Não digo fácilmente... aquele é meu amigo...; digo.., aquele é um conhecido meu...; considero amigos só aqueles que , sei, nunca me causarão ralação e só esses eu procuro para tomar um café e dar dois dedinhos de conversa; não chamo um conhecido..; para quê? Para me ralar? Não vale a pena.., melhor ficar em casa a ler um livro. Se quero falar, ligo a um amigo e fico horas no café a conversar..., não me ralei.., me relacionei. Obrigada, amiga. Que bom que te conheci e hoje tenho uma optima relação com uma jovem espectacular. Muitos beijinhos e um bom fim de semana
Emília
comecardenovopt.blogspot.com a 4 de Setembro de 2009 às 23:50
Olá amiga Emilia!
Isso mesmo!
Há que também saber seleccionar pois, tendo uma relação há que investir e valorizar ao maximo.
As ralaçoes também são muito importantes para que cresçamos e saibamos depois dar mais valor às relaçoes que temos!
E amigo tal como dizes, não causa ralação nenhuma!
Mais um comentário para te agradecer as palavras que me deixaram enternecida! Não me leves a mal mas, tive que me ausentar daqui há pouco e, validei o comentário, ainda incompleto!
És uma querida amiga Emilia! Fico mesmo contente por te ter comigo :)
Beijinho grande e um feliz domingo!
Olá Joana
Tal como prometido cá estou e estou a sentir-me muito bem. Comecei agora a explorar o teu blog e estou a gostar muito.
Também adoro o Vasco Pinto Magalhaes, em particular este livro. Quanto às relações é mesmo na relação com o outro que o homem se torna humano. A nossa construção só pode ser feita nas trocas que estabelecemos entre nós: Mesmo com "ralações" à mistura.Creio que todas as relações são uma oportunidade de aprendizagem. Nessa aprendizagem acabamos por nos transformar nas relações que temos, aquelas que nos enriquecem verdadeiramente.
Um abraço
Olá Teresa!
Antes de mais, bem vinda a este meu espaço!
Fico muito contente por ter gostado e ainda mais por te sentires aqui bem :)
Concordo sem duvida com o que aqui escreves: O importante é mesmo ir, ao longo do tempo aprendendo tanto com as ralaçoes, como com as relaçoes de modo a que, possamos cada vez aproveitar mais e valorizar as relaçoes que temos!
Tal como dizes: "É mesmo na relação com o outro que o homem se torna humano."
Um abraço e umbom domingo!
Oi Joana
´´E mesmo, as relaç~oes sejam de amor ou amizade, trazem sempre RALAÇ~OES...e dai´o podemos contornar e nunca acabar..viv^e-las o melhor, e´ a unica soluç~ao,. h´a as que se podem acabar e acaba o mal estar, outras h´a que temos mesmo de viv^e-las, por isso amiga, s~ao exactamente o fruto da nossa vida.
At´´e breve
Herminia
comunicadoras a 4 de Setembro de 2009 às 12:11
Olá amiga Herminia!
Exctamente! E muitas das ralaçoes que temos fazem-nos crescer, há que saber aprender com elas, e ter cada vez melhores relações! Valorizando e respeitando cada vez mais as pessoas com as quais nos relacionamos.
Beijinhos
olá joana
a vida é feita de relações e as relações valem a pena já as ralações nem por isso ;)
beijinho e bom fim de semana
Olá Joana :)
Isso mesmo! As ralações não fazem realmente falta nenhuma!
Beijinhos e um bom domingo!
Joana, este simples parágrafo dava muito que escrever. Nós somos o que a vida fizer de nós, mas principalmente o que escolhemos ser através das nossas decisões e das pessoas que escolhemos para nos relacionar... Eu penso que devemos viver as verdadeiras relações, com valores bons e nobres e nos afastar e esquecer as ralações, que só nos farão sofrer...
Bjns
Olá!
Concordo sem duvida contigo!
Há que aproveitar e valorizar as relaçoes que temos, sendo que, a base destas deve ser principalmente o respeito e o dialogo!
Beijinhos
«Diz-me com quem e como te relacionas e dir-te-ei quem és...» O ditado aplica-se!!
Beijinhos
Cris a 2 de Setembro de 2009 às 23:19
Olá Cris!
Sabes, quando li este pensamento pensei logo nesse ditado popular ;)
Beijinhos
Comentar uma relação não é de todo fácil para mim.
Acho que uma relação só se pode medir de um modo. A quantidade de felicidade que trás para a nossa vida.
Existem tantas pessoas com relações complicadas, mas em que são felizes e outras que por outro lado têm relações em que se poderiam sentir princesas, mas são infelizes. Como somos todos diferentes, cada um de nós procura e sente a felicidade de maneira diferente.
O que importa no fim mesmo é a felicidade. Só mesmo ela
Beijinho

FilipeP a 2 de Setembro de 2009 às 22:36
Olá amigo Filipe!
Exctamente! Cada um é que tem de sentir até que ponto uma relação, é afinal uma ralação ou vice versa. Cada pessoa sente e pensar de determinada forma!
Beijinhos e o habitual sorriso

Fica bem

bem grande para ti também
FilipeP a 6 de Setembro de 2009 às 14:53
Vasco Pinto de Magalhães é meu escritor de cabeceira. Estamos todos em sintonia.
Muito gira a vida.
Boa escolha!
Marta M a 2 de Setembro de 2009 às 22:34
Olá Marta!
Tal como já to disse, ao pesquisar na internet, encontrei alguns textos e pensamentos deste senhor, os quais gostei bastante! Gosto da sua maneira de pensar! Sobretudo faz-me sentido, e faz-me reflectir!
Fico contente por teres gostado!
Beiijnhos