Caminhando...
 
07
Dez 08

 

(Imagem retirada do site: Olhares)

Nos dias que correm, o pensamento predominante é egoísta e materialista.

Onde se valoriza a quantidade e extravagância, em detrimento da qualidade e simplicidade.

Vivemos por isso numa sociedade em que o saber ocupa lugar.

Tempos em que o que importa é o presente, e em alguns casos, o futuro, sendo o passado esquecido, desvalorizado e portador de nenhuma utilidade.

Uma sociedade que dá importância aos jovens, visto que estes estão no auge da sua existência e representam o início e a essência da vida, e quem não se encaixa nestes padrões, é banido.

Sendo por isso importante o que está a começar e não o que está perto do fim.

O idoso, é alguém que está mais perto do fim do que do começo, representando por isso o passado. Segundo a nossa sociedade, idoso representa alguém que já foi, alguém que já não tem importância, utilidade, alguém que é visto de soslaio, vivendo assim, uma opressão social, sendo visto como se não pertencesse ao mundo presente.

O idoso é aquele ser humano que já viveu muito, tendo por isso um passado e uma história. Ser humano este, que é digno de respeito e admiração.

Respeitar o idoso é valorizar a experiência de vida, o conhecimento, a sabedoria acumulada de quem viveu e aprendeu, de quem sofreu, de quem tem um passado e uma história, de quem colaborou para a construção deste mundo e de quem deu a vida a quem hoje é jovem.

Respeitar o idoso é preservar a memória, aceitar o futuro e reconhecer o passado.

publicado por Caminhando... às 21:45
sinto-me:
Para quem tem mais de 65 anos

Ivone Boechat (autora)


1 - Tome posse da maturidade. A longevidade é uma bênção! Comemore! Ser maduro é um privilégio; é a última etapa da sua vida e se você acha que não soube viver as outras, não perca tempo, viva muito bem esta. Não fique falando toda hora: “estou velho”. Velho é coisa enguiçada. Idade não é pretexto para ninguém ficar velho. Engane a você mesmo sobre a sua idade, porque os psicólogos dizem que se vive de acordo com a idade declarada!

2 - Perdoe a você antes de perdoar os outros. Se você falhou, pediu perdão? Deus já o perdoou e não se lembra mais. Mas você fica remoendo o passado... Não se importe com o julgamento dos outros. Só há dois times no Universo: o do Salvador e o do acusador. Neste último você sabe quem é goleiro. Continue no time do Salvador.

3 - Viva com inteligência todo o seu tempo. Viva a sua vida, não a do seu marido, dos filhos, dos netos, dos parentes, dos vizinhos... Nem viva só pra eles, viva pra você também. Isto se chama amor próprio, aquilo que você sacrificou sempre! Nunca viva em função dos outros. Faça o seu projeto de vida!

4 - Coma muito menos; durma o suficiente; não fique o dia inteiro, dormindo, dando desculpa de velhice. Tenha disciplina. Fale com muita sabedoria. Discipline sua voz: nem metálica, nem baixinha; seja agradável!

5 - Poupe seus familiares e amigos das memórias do passado. Valorize o que foi bom. Experiências caóticas, traumas, fobias, neuroses, devem ser tratadas com o psicoterapeuta. Não transforme poltrona em divã, ouvido em descarga.

6 - Não aborreça ninguém com o relatório das suas viagens. Elas são interessantes só pra quem viaja. Ninguém aguenta ouvir os relatórios e ver fotografias horas e horas. Comente apenas o destino e a duração da viagem, se alguém perguntar. Aprenda a fazer uma síntese de tudo, a não ser que seus amigos peçam mais detalhes. Se alguém perguntar mais alguma coisa, seja breve.

7 - Escolha bons médicos. Não se automedique. Não há nada mais irritante do que um idoso metido a receitar remédio pra tudo o que o outro sente. Faça uma faxina na sua farmácia doméstica.

8 - Não arrisque cirurgias plásticas rejuvenescedoras. Elas têm prazo curto de duração. A chance de você ficar mais feio é altíssima e a de ficar mais jovem é fugaz. Faça exercícios faciais. Socorra os músculos da sua face. Tome no mínimo oito copos de água por dia e o sol da manhã é indispensável. O crime não compensa, mas o creme compensa!

9 - Use seu dinheiro com critério. Gaste em coisas importantes e evite economizar tanto com você. Tudo o que se economizar com você será para quem? No dia em que você morrer, vai ser uma feira de Caruaru na sua casa. Vão carregar tudo. Não darão valor a nada daquilo que você valorizou tanto: enfeites, penduricalhos, livros antigos, roupas usadas, bijuterias cafonas, ouro velho... prataria preta, troféus encardidos, placas de homenagens. Por que não doar as roupas, abrir um brechó ou vender todas as suas bugigangas, apurar um bom dinheiro e viajar?

10 - A maturidade não lhe dá o direito de ser mal educado. Nada de encher o prato na casa dos outros ou no self-service (com os outros pagando); falar de boca cheia, ou palitar os dentes na mesa de refeições (insuportável).

11 - Só masque chiclete sem testemunhas. Não corra o risco de acharem que você já está ruminando ou falando sozinho.

12 - Aposentadoria não significa ociosidade. Você deve arranjar alguma ocupação interessante e que lhe dê prazer. Trabalhar traz muitas vantagens para a saúde mental, além do dinheiro extra para gastar, também com você.

13 - Cuidado com a nostalgia e o otimismo. Pessoas amargas e tristes são chatíssimas, as alegres demais, também. Elogie os amigos, não fique exigindo explicações de tudo. Amigo é amigo.

14 - Leia. Ainda há tempo para gostar de aprender. A maturidade pode lhe trazer sabedoria. Coloque-se no grupo sempre pronto para aprender. Não se apresente em lugar nenhum dizendo: sou muito experiente!

Leia o texto na íntegra aqui:
http://espacolivredoportal.blogspot.com.br/2012/06/para-quem-tem-mais-de-65-anos-ivone.html
Ivone Boechat a 30 de Junho de 2015 às 22:39
isto é orrivelo
delmiro a 22 de Agosto de 2012 às 14:30
eu odiei
delmiro a 22 de Agosto de 2012 às 14:29
Olá Joaninha! Não há nada que me magoe mais que a indiferença e a ingratidão e a eles devemos tudo o que somos. por isso OBRIGATIRIAMENTE deveríamos ser mais agradecidos, caridosos e bons filhos e netos. Não respeitar os idosos é renegar o que somos e todo o que sremos ainda. E queira Deus que nesse futuro também não soframos o que hoje lhes fazemos. Um grande beijinho minha amiga. Obrigada pelo link.
Fátima Soares a 17 de Junho de 2010 às 22:12
lá Sindarin!

Infelizmente cada vez vejo menos respeito pelos idosos. São vistos como pessoas "que já deram o que tinham a dar" e honestamente digo que ´pensar assim é do mais Ignorante que há pois, se dignidade e respeito merece todo o ser humano, seja novo o velho e, tal como escrevi neste texto: "Respeitar o idoso é valorizar a experiência de vida, o conhecimento, a sabedoria acumulada de quem viveu e aprendeu, de quem sofreu, de quem tem um passado e uma história, de quem colaborou para a construção deste mundo e de quem deu a vida a quem hoje é jovem."

Um beijinho

Joana é bem verdade o que diz.,
Em certas culturas, se diz que qd morre um idoso, junto com ele vai uma enciclpedia.
Seria tudo bem mais fácil se a sociedade ouvisse as suas historias de vida para aprenderem alguma coisa que a vida e a experiencia ensinou.
E se podermos aprender com os erros dos outros... menos nos custa a nós, não é?
bjs
Gusty
Gusty a 11 de Janeiro de 2010 às 22:20
Olá!
Muito interessante essa frase: "Quando morre um idoso junto com ele vai uma enciclopedia".

É bom e até prova de inteligencia tentarmos melhor a nossa passagem por cá, evitando erros outrora cometidos.

Beijinhos
Caminhando... a 12 de Janeiro de 2010 às 21:50
Joana,

Não pude deixar de visitar o teu Blog...As palavras que deixaste no meu, tocaram-me e muito...

Gostei do que li...revelas muita maturidade, compreensão e compaixão pelo sofrimento alheio.

Tudo de bom para ti!

Jinhos
Margarida
MIGUXA a 10 de Dezembro de 2008 às 20:22
Olá!
Agradeço as suas palavras e fico contente por ter feito algo por si!
O altruismo é algo que penso que deveria ser um dos grandes valores defendidos pelo ser humano!
O altruismo nao é estar constantemente de mao estendida, é algo
que penso ser perfeitamente saudavel, justo e até um dever! Digo um dever, pois que direito temos nós de pedir, se nao o fazemos? A reciprocidade assim o exige!
O ouvir, o dar a mão, o dar um ombro, o sobretudo mostrar interesse... algo tao simples e que pode proporcionar o mais sentido dos sorrisos.
Pena é que hj o que perdura é o egocentrismo, faltando por isso a tao escassa humildade...

Beijinhos e obrigada pelo convite, vou agr mesmo aceita-lo =)
Caminhando... a 11 de Dezembro de 2008 às 16:23
Senta-te ao pé de um idoso e pede-lhe para te contar uma história. Ficarás maravilhada com aquilo que podes aprender com essa pessoa. Não valorizamos, não respeitamos o suficiente os nossos idosos. Quem melhor do que eles para ter a sabedoria para nos dar conselhos para a vida?
Bjns
cuidandodemim a 9 de Dezembro de 2008 às 14:33
Pois é...
Dos momentos que mais prazer me dao, sao quando a minha avó conta as histórias do tempo em que era professora, as aventuras e peripécias dos alunos, e inumeras outras que fazem com que a ouça com um imenso gozo, pois tal como dizes, quem melhor para nos ensinar que pessoas com larga vivencia e experiencia de vida? Sao momentos destes que nao prescindo por nada =')

Beijinhos e obrigada pelo comentário
Caminhando... a 9 de Dezembro de 2008 às 15:38
olá

...respeitar o idoso é saber estar na vida, respeitar o idoso e qualquer ser humano é mais que uma opção, é um dever...

beijinho
pingodemel a 9 de Dezembro de 2008 às 11:25
Olá!
Exactamente! No texto que escrevi centralizei-me no idoso, pois é caso mais flagrante de desrespeito e desvalorizaçao que temos na nossa sociedade! Mas quem diz idosos, diz obviamente toda a gente* Todo o ser é digno de respeito, todo!!

Beijinhos e obrigada pelo comentário =)
Caminhando... a 9 de Dezembro de 2008 às 15:31
..concordo plenemente..embora hoje em dia na Nossa sociedade tenham tendência a ser desvaçorizados..pois estao "desvalorizados!..

enfimm...

Beijocas
Just Moments a 7 de Dezembro de 2008 às 22:04
Olá!
Concordo, mas mesmo que assim seja, todo o ser merece respeito, ainda por cima sendo alguem mais velho do que nós!

Beijinhos e obrigada pelo convite de amizade, vou adiccionar tb, para assim ficarmos amigos mutuos =)
Obrigada eu AMIGA, por teres aceite!!

Até breve..

Beijinhos
Just Moments a 8 de Dezembro de 2008 às 16:55
Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
19
20
21
22
24
25
26
28
29
31
mais sobre mim
pesquisar neste blog