Caminhando...
 
15
Dez 08

 

(imagem retirada da internet)

 

A vida é feita de momentos e por isso nem sempre é fácil encarara-la com vitalidade, energia e bom humor.

Existem momentos de tristeza, saudade, vazio… Alturas em sentimos que nada valemos e que nada merecemos. Momentos em que o nosso “eu” não é por nós valorizado. Momentos em que as forças escasseiam e nos sentimos à deriva. Alturas de tão grande ansiedade, instabilidade e angústia que acabam por surgir pensamentos irracionais.

Momentos em que o isolamento é a nossa defesa e igualmente nosso inimigo.

Alturas em que o medo de assumir o risco de enfrentar algo, é muitas vezes maior do que nós mesmos, e em que nos sentimos impotentes diante das decepções e contradições da vida. E no meio de tão grande pesar, há uma altura em que sem saber como ou de onde, surge em nós uma força que faz com que coloquemos a opção de: ficarmos parados e fugir das adversidades ou encara-las de frente, vislumbrando-as como novos desafios a serem vencidos.

Esta capacidade que o ser humano tem de resistir à adversidade, utilizando-a como  experiência importante para a conquista dos objectivos e usando-os também para crescer, chama-se: Resiliência.

Esta capacidade permite que continuemos a acreditar nos nossos sonhos e dá-nos a força necessária para ir ao encontro dos nossos objectivos.

Muitos dos nossos objectivos não são conquistados. Muitos dos nossos sonhos permanecem para toda vida como meros desejos. E diante das decepções, temos que optar entre aprender com a experiência ou abrir mão das nossas escolhas.

A Resiliência faz com que encaremos a vida com outros olhos, tirando sempre o que de melhor esta tem. Faz com que tenhamos capacidade interior suficiente para não nos deixarmos apoderar pela tristeza, fazendo com que o acto de sorrir se torne mais sentido e frequente e com que nos apercebamos que a vida tem muito valor e que temos muito valor diante dela.

É importante referir que para se atingir este “estado” não é totalmente sozinhos que o conseguimos. Pedir ajuda é prova de inteligência.

No fundo, esta força interior faz com que pensemos que mesmo quando tudo é vislumbrado em tons de cinzento, existe sempre uma hipótese, uma volta a dar. É importante também referir que cada pessoa leva o seu tempo, e que a tristeza é encarada de diferentes formas.

No meio da tristeza, existe uma altura em que temos consciência do valor que temos perante a vida, sentindo por isso que somos mais fortes que a tristeza e que podemos e conseguimos lutar contra ela.

 

publicado por Caminhando... às 17:50
sinto-me:
Boa tarde Joana... obrigada por ter partilhado este texto tão enriquecedor comigo e obrigada também por ter visitado o meu blog...beijo
Katja a 27 de Julho de 2012 às 17:27
Olá Beatriz,

De nada. Fico contente se o que escrevi lhe fizer sentido e ser útil.

Um bjo e tudo de bom para a sua caminhada.
auris.....A Resiliência faz com que encaremos a vida com outros olhos, tirando sempre o que de melhor esta tem. Faz com que tenhamos capacidade interior suficiente para não nos deixarmos que a tristeza apodere de nós , fazendo que o acto de sorrir se torne mais sentido e frequente e com que nos apercebamos que a vida tem muito valor e que temos muito valor diante dela.
É importante referir que para se atingir este estado não é totalmente sozinhos que o conseguimos alcançar. Pedir ajuda, tal como dizia a minha Mãe: “é prova de inteligência”.
No fundo, esta força interior faz com que pensemos que mesmo quando tudo é vislumbrado em tons de cinzento, existe sempre uma hipótese, uma volta a dar. É importante também referir que cada pessoa leva o seu tempo, e que a tristeza é encarada de forma diferente por cada pessoa. O bom nesta vida, é mesmo as suas complicações e beleza, não deve ser considerada apenas um rito de passagem. É mais que isso é a oportunidade que temos de nos encontrarmos, curtir a vida, dar e receber carinho dos outros com toda a dignidade, é o presente mais precioso que temos, muitas das vezes as barreiras não nos deixam ver. O velho sábio Salomão disse” que vale mais é a sabedoria”. É verdade, mais vale viver de forma calma, tranquila mesmo na tempestade, que ter muito dinheiro. Sabendo olhar com olhos de aprendizado para tudo com um pouco de humildade. Pois em cada desastre temos meia culpa, e temos algo a aprender com as coisas más todos os dias. Então o que vale na vida é saber viver, vale amar, Amar de forma correcta sem querer ser o que não somos, sem teorias cabulosas ou formas de explicar tudo pela ciência ou religião. Apenas ser mais dócil, amar a vida e tudo aquilo que ela nos dá, amar as pessoas com suas diferenças de pensamento e personalidade, jogando no lixo o rancor, ódio e a ambição e a ganância que nos guia cegamente.




mariana1951 a 8 de Maio de 2011 às 16:46
Olá mariana1951,

Obrigada pelo seu valioso contributo.

Boa semana
Ei Joana !!!
Escrevi uma mensagem p/ vc. , já algum tempo, falando que seu blog transmitia uma paz muito grande. Agora gostaria de te pedir um favor.
Gostaria que vc. postasse este vídeo no seu blog. Dá uma olhada nessa "história". Tenho certeza que poderá ajudar muitas pessoas, esses ensinamentos.
Link:
http://www.youtube.com/watch?v=O-DRpoXyPmI
Abraço e muito obrigado.
grafiadavida a 7 de Abril de 2011 às 13:07
Olá grafiadavida,

Muito bonito o video que aqui partilhou. Já o enviei por mail aos amigos.

Abraço
Cara Joana,
Só o facto de ter escrito estas palavras bonitas é sinal de uma pessoa muito "valiosa" e consciente desta arte: viver, que como tudo muda seja para bem ou para mal, nós também mudamos e acredito que o poder de mudar está nas nossas mãos, e deixar no desígnio dos Céu a fluidez das nossas vidas tentando sempre conduzir para onde nos leva o nosso coração, em sentido da felicidade e paz interior. São nos maus momento em que o ser humano vai buscar forças jamais sentidas, fazendo por vezes milagres. Bom ano 2011
Pedro Ascenso a 1 de Janeiro de 2011 às 19:19
Olá Pedro!

Muito Obrigada por tão boas palavras.
Cada um de nós tem realmente muita força, e é nas situações menos boas que conseguimos ter realmente a noção de toda a força que possuimos.

Muito Obrigada por tão simpática passagem, e votos de um muito Feliz 2011.
Caminhando... a 7 de Janeiro de 2011 às 22:58
Hoje li o teu texto e faz todo o sentido para mim. O meu objetivo para 2011 é encontrar a minha força interior, eu sei que ela existe e que está dentro de mim. Preciso mudar, preciso de viver a minha vida com alegria.

Muitas Felicidades para ti.
sandra a 27 de Dezembro de 2010 às 23:20
Olá Sandra,

Antes de mais obrigada pela tua visita e palavras.
Vais encontrar concerteza. Todos a temos, há que tentar encontrá-la dentro de nós para depois a potenciar.

Que em 2011 a encontres e vivas em paz e feliz é o que te desejo.

Muito Obrigada e tudo de bom.
Muito obrigada Joana pelas palavras de força.
Pelo que vi no teu blog que considero muito interessante, acho que deves ser uma pessoa cheia de coragem, optimista, altruísta, que encara a vida cheia de energia, que consegue ultrapassar os obstáculos, que passa energia positiva aos que te rodeiam e também uma boa amiga. Por tudo isso mereces e és concerteza uma pessoa muito Feliz.
Eu também quero ser Feliz, mas... ao contrário de ti sou muito pessimista, não me valorizo, não acredito em mim, tenho medos, sou insegura, sinto-me sozinha e triste.
Uma pessoa que é muito especial para mim, disse-me que os "sonhos estão na minha cabeça" e que tudo se consegue quando se quer realmente. Eu queria amar essa pessoa que me ama, mas o meu coração não sente esse amor e acabei por magoá-la. Agora não me sinto motivada para nada, mas sei que tenho que seguir em frente, preciso encontrar a luz no fundo do tunel, mas deve estar muito profunda!
E sei que para fazer alguém Feliz, tenho primeiro que gostar de mim, valorizar-me, ser capaz de impor a minha vontade e sentir-me bem, pois só assim poderei fazer alguém Feliz, se é que será possivel.
Joana eu não te conheço e estou aqui a expor os meus sentimentos, porque me faz bem. Muito obrigada.
Muito Obrigada
Sandra a 4 de Janeiro de 2011 às 21:52
Olá Sandra!

Engraçado que digas que me sentes como sendo uma pessoa cheia de força, vitalidade e energia.
Ainda estou em fase de transição sabes. Depois de estar um tunel muito, muito escuro, consegui finalmente ver a luz e estou a tentar maximiza-la.
Tenho as minhas recaidas claro, mas já descobri o caminho, e agora estou a percorrê-lo tentando valorizar o que sinto que deve ser valorizado e ultrapassando os obstaculos com as armas que a cada dia vou adquirindo.

Muito Obrigada pelas tuas tão boas palavras.
Tenho o mail no perfil. Se quiseres terei todo o gosto em receber-te lá.
Caminhando... a 7 de Janeiro de 2011 às 00:11
Olá Joana,

Vim hoje deixar-te aqui um beijinho de parabéns, vi que fazias anos a 6 de Janeiro.

Muitos sorrisos e alegrias para ti.
Sandra
Sandra a 6 de Janeiro de 2011 às 20:32
Muito Obrigada Sandra pela tua simpatia!

Um beijinho
Caminhando... a 7 de Janeiro de 2011 às 00:11
Uau, tb encontrei este blog por acaso, agradeço realmente por teres disponibilizado um pouco do teu tempo para iluminares o caminho... devo confessar que esse está a ser bastante tortuoso, e eu estou bastante relutante em ceder pelo bem maior, ai ai. Talvez ainda não esteja preparada, não sei.
Obrigado por partilhares esse bem precioso =]
alexandra a 8 de Outubro de 2010 às 17:01
Olá Alexandra, boa noite!

Antes de mais Obrigada pela visita e simpáticas palavras.

Que consigas alcançar a paz que desejas e tudo te corra bem. Fico feliz por teres gostado destas minhas palavras!

Bjo
Olá novamente Joana =). Agradeço a tua resposta carinhosa. Parece que vai ser uma luta (mas disso já tu sabes ;), vou tentar não vacilar e não olhar para trás...Sinto MEDO... mas esperança =) Felicidades!!!!! E Obrigado.
alexandra a 10 de Outubro de 2010 às 11:17
Olá de novo Alexandra!

O medo faz parte, mas se tens esperança é optimo. É o primeiro passo.
Para te tentar ajudar deixo-te aqui o link dum dos meus posts, e espero que este texto te dê uma ajuda: http://caminhoparaaliberdade.blogs.sapo.pt/22386.html

Obrigada e tudo de bom para ti!
Caminhando... a 10 de Outubro de 2010 às 22:33
Este texto veio ajudar-me um bocadinho....estou com dificuldades em encarar o ultimo ano do meu curso. Estou agora em estágio e parece que nada faz sentido....que tudo o que eu faço parece estar mal! e isso têm-me deixado muito em baixo e com ataques de panico só de pensar que tenho que voltar todos os dias para o estágio. só por meros segundos é que me parece que está tudo bem. Mas depois vejo que nao.
Escrevi este post para que todas as pessoas na minha situação, especialmente os estudantes, saibam que não estam sozinhos...infelizmente existem muitas pessoas assim. Temos que ser fortes....alem de saber que é mais facil falar do que fazer.....neste momento sinto-me mesmo!

Confiem nos vossos amigos e familiares, poies eles são tudo para nós....são aqueles, que mesmo que a vossa vida pareça uma mer**, estão lá e aceitam-nos como nós somos, e dão-nos os mimos e a ajuda que precisamos.

Força pessoal.....por mim falo, temos que ser mais positivos, mm k pareçe muito dificil
Barbosa a 13 de Janeiro de 2010 às 13:31
Olá Barbosa!
Fico contente pelo facto deste texto te ter sido util!

As tuas palavras aqui ficam e, desejo que tudo te corra pelo melhor e que essa fase menos boa que atravessas passe.

Um abraço
Caminhando... a 13 de Janeiro de 2010 às 23:16
Olá joana....Deixa-me dar-te os parabens pelo exelente blog que tens aqui. Existe muita partilha de vivências e experiencias de vida, que realmente ajudam a perceber que não estamos sós nos momentos mais dificeis. Não te conheço pessoalmente, mas tenho kaze a certeza que és uma exelente pessoa. Não é qualquer uma que responde a todos, sempre de uma forma meiga e positiva. Espero que a tua vida seja tão brilhante e feliz como li aqui em alguns textos.

E mais uma coisas....Adoro o promenor da musica! realmente, pensas em tudo.

Com desejos de uma vida mt feliz e repleta de coisas boas, muitos beijinhos e uma eterna gratidão
Barbosa a 14 de Janeiro de 2010 às 02:12
Olá Barbosa!
Muito Obrigada pelas tão simpáticas palavas que aqui me deixas!

Fico muito contente por te aperceberes da partilha de vivencias e experiencias de vida que aqui se fazem pois, é mesmo esse o objectivo deste blog e no fundo, o grande objectivo que tenho na vida. Viver só me faz sentido quando existe partilha e troca de ideias e vivencias.

No que toca ao facto de eu responder a todos os comentários, é a maneira que tenho de agradecer o facto de terem disponibilizado tempo para cá vir e até o carinho que tenho a sorte de aqui receber. Não existe obrigação nenhuma de aqui virem mas sinto obrigação e tenho imenso gosto em responder a todas as palavras aqui deixadas.

Em relação à musica sabes, considero-a uma companheira de vida pois se consegue adaptar a seja qual for o nosso estado de espirito.

Pelas tuas palavras e o facto de dizeres que estas no ultimo ano do curso, deduzo que tenhamos idades similares.

A minha vida Consegui que fosse mais sorridente, o bom da resiliencia é isso mesmo, conseguir desfrutar depois da bonança.

Obrigada eu pelas tuas palavras e pela tão boa troca de palavras.

Um beijinho grande e, se de facto for o nosso ultimo contacto, desejo que tenhas tudo de bom ao longo da vida e que esta fase menos boa passe.

Acredita que tive muito gosto em ler-te e conhecer-te : )
Olá joana....não há-de ser a minha ultima mensagem....nao tenho tido muito tempo, mas kero ver o blog com mais promenor, para aprender melhor o que se passa na vida.

Sim, é verdade. Tou no ultimo ano do meu curso. Tenho 23 anos e tou a tirar fisioterapia. Mas o meu estágio agora não está a coorer muito bem, e de pensar que na segunda vou ter que voltar lá, deixa-me muito em baixo e com ataques de ansiedade. é por isso que as tuas palavras me ajudam, a tentar encontrar um minimo de esperança para que o resto do estágio corra bem. Mas está dificil. Já nada me faz rir nem ficar contente, e a minha familia toda sofre com isso, porque eu era um rapaz muito alegre e cheio de felicidade.

Bom, já te tou a fazer passar por psicologa. Desculpa, mas entusiasmei-me. Mesmo sem te conhecer, sinto grande àvontade contigo. dai partilhar isto contigo e com todos os k lerem isto.

Assim como tu, joana, todos devemos ter resiliencia....alem de muitas vezes ser dificil!

Muitos beijinhos e gratidão :)
Barbosa a 15 de Janeiro de 2010 às 22:55
Olá!

Mas nao está a correr bem devido ao avolumado trabalho ou perda de interesse?
Não precisas de pedir desculpa, antes pelo contrário agradeço o facto de, mesmo não me conhecendo, sentires que o podes fazer.

Sou um pouco mais nova que tu (20 anos) e, o que aqui escrevo é fruto da minha experiencia, ainda que curta neste mundo e da partilha de ideias e vivencias aqui feitas. Acredita que fico muito contente se as palavras aqui contidas te ajudarem!!

Sabes, penso que toda a gente tem capacidade para se "sarar", o grande problema é que, quando estamos em baixo, nem nos lembramos de que temos força e de valorizar o bom que temos, pois a tristeza como que camufla o que de bom existe, o que é injusto e ainda nos põe pior.

Beiinhos e tudo de bom!
Olá joana. Além de só teres 20 anos, falas como uma pessoa que já passou imenso pela vida e experienciou quer o mais belo quer o pior k exista, e que conseguiu vencer tudo e todos, abrindo os olhos e vendo realmente o que se passa à nossa volta. O teu modo de seguir e orientar a vida já é raro. Já ninguem tem tempo ne paciencia de ouvir os outros.Só ai mostras a pessoa pura que és.Nas ultima palavras que disses-te descreveste na perfeição o que se passa comigo. A tristeza e insegurança ja sao tantas que já nem nos conseguimos dar valor nem perceber que temos um papel activo.

Asério,o facto de conhecer este blog, e por conseguinte, te conhcer a ti, foi obra do destino. è como se lê-ses a minha mente. E sei que perrcebes o que tou a passar. ès fantástica....o poder e segurança que consegues transmitir só pela arte das palavras. Belo!!

Beijinhos mt mt gandes pa ti e que continues com esse poder raro e que pouca gente tem que é ver o mundo com o olhar correcto e captar quer as coisas mais positivas quer as mais negativas, e saber lidar com elas.....asério.... ^_^
Barbosa a 18 de Janeiro de 2010 às 00:58
Olá Barbosa!
Antes de mais, muito Obrigada pelas tão simpáticas palavras que aqui me deixas, que julgo não merecer com tanta intensidade!!

Em relação ao que dizes, sobre o facto de já não haver paciencia para ouvir os outros, é uma verdade que me entristece...
Sinto isso mesmo ao longo do tempo, mas como considero que ouvir o outro é das coisas mais belas e uteis, faço-o com todo o gosto. Tal como já te disse num anterior comentário, sinto que é ao partilhar e entender o outro, que o conseguimos valorizar e ter só aí o direito de o julgar pois, tantas vezes se julga sem ouvir nem saber um pouco dos "porquês". Só calçando os sapatos dos outros é que os podemos conhecer verdadeiramente.

Obrigada pela sensibilidade de, somente ao ler as minhas palavras conseguires conhecer-me um pouco e definires um pouco do meu trajecto aqui nesta caminhada.

Acredita que também fico muito contente com esta nossa partilha de palavras, experiencias e vivencias.
Se quiseres tens o meu mail no perfil, se não, terei todo o gosto em continuar a ter-te por aqui.

Um beijinho grande e obrigada novamente!
Caminhando... a 18 de Janeiro de 2010 às 23:09
Estava a precisar de ler este texto;)
Obrigada por o ter escrito ha tanto tempo e hoje ter chegado às minhas mãos no momento certo.
Abraço
Marta M
Marta M a 23 de Agosto de 2009 às 15:29
Olá!
Fico muito contente por ter gostado do texto e essencialmente por te-lo lido numa altura em que precisa!

Beiijnhos
Caminhando... a 23 de Agosto de 2009 às 18:35
Ao ler senti me a reviver cada palavra! é de facto surpreendente a forma como o nosso caracter tema capacidade de nos surpreender, apesar de algumas das vezes nos deitar a baixo, por outro lado quando a força interior decide voltar é maravilhoso sertirmos que temos valor e que podemos ser uteus e felizes! Texto inspirador para uma reflexao. obrigada :)
beta a 3 de Maio de 2009 às 22:17
Olá!
Muito Obrigada :)
A sensação que temos de, depois do "nevoeiro" sentirmos uma luz, que no fundo nos transmite a sensação de que afinal conseguimos é realmente fantástica!

Muito Obrigada mais uma vez!
Beijinhos
Muito bonito o seu texto e a fotografia que o acompanha fantástica.
Encontrei o seu blog quando escrevia no meu sobre força interior. Estou inteiramente de acordo com o que diz e queria ainda reforçar a ideia de que é do meio da adversidade que a nossa força interior emerge para dar novas vidas, novos rumos à vida.
Não consegui validar o meu email por isso deixo-o aqui
piresemi@gmail.com http://talqualsou.blogspot.com

Maria emília Pires
Maria Emilia Pires a 1 de Março de 2009 às 23:05
Olá!
Pço desculpa pela tardia resposta mas nem sempre o sapo nos avisa dos comentários recebidos...
Muito lhe agradeço as palavras aqui deixadas :)

É realmente aquando da adversidade que a nossa força força interior emerge! Penso que só assim podemos evoluir, amadurecer.

Muito Obrigada mais uma vez!
Beijinhos
Dezembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
19
20
21
22
24
25
26
28
29
31
mais sobre mim
pesquisar neste blog