Caminhando...
 
15
Out 09

(imagem retirada da internet)

 

"Uns, com os olhos postos no passado,
Vêem o que não vêem; outros, fitos
Os mesmos olhos no futuro, vêem
O que não pode ver-se.

Por que tão longe ir pôr o que está perto —
A segurança nossa? Este é o dia,
Esta é a hora, este o momento, isto
É quem somos, e é tudo.

Perene flui a interminável hora
Que nos confessa nulos. No mesmo hausto
Em que vivemos, morreremos. Colhe
O dia, porque és ele."

 

Ricardo Reis, in "Odes"

publicado por Caminhando... às 22:04
Que bonito poema Joana. Não conhecia e é muito bom ser por ti guiada nesta vivência do "agora" em que acho que nos podes ensinar muito. Vejo em ti, como já te disse, o olhar de criança que permite viver instante a instante com grande intensidade. Obrigada e um resto de fim de semana cheio de alegrias para ti.
descobrirafelicidade a 17 de Outubro de 2009 às 18:57
Olá :)

Fico contente por teres gostado!!

Ainda sou muito "verdinha" mas, a minha experiencia de vida, fez-me ter noção de que, não tem mal nenhum sentir, antes pelo contrario é um privilégio.
Estou a deixar aparecer o lado de criança que em tempos não deixei que aparece-se e, que bem que me está a saber aproveitar ao maximo da beleza, do carinho, amor, amizade que me envolve. Agora digo a plenos pulmões: Que gozo estar aqui!!

Muito obrigada pela generosidade e carinho das tuas palavras!!

Um abraço forte e, um optimo fim de semana!
Caminhando... a 17 de Outubro de 2009 às 22:26
Joana,
saudades do passado, tenho-as, prisioneira dele, já não sou ou sendo, sou no bom sentido, no sentido de querer viver sempre nunca menos do que vivi, saudades do futuro, tenho, muitas, anseio por ele para poder resolver o meu passado, o meu presente esse vai-se fazendo sem renegar o passado mas abraçando o futuro mas sempre vivendo o presente.
sara maria a 16 de Outubro de 2009 às 23:44
Olá Sara!

:) E penso que é necessário maturidade e muito querer para que, consigamos não ficar presas ao passado, quando ele foi muito intenso, o que foi o teu caso. Felicito-te por isso.
Há que Imaginar o futuro e, canalizar sempre todas as forças no agora, no Presente!

Beijinhos
Caminhando... a 17 de Outubro de 2009 às 22:20
Boas, Joana! =)

Óptima escolha.
O presente, o passado e o futuro são tudo parte de nós, só que um já foi, outro é, e outro será. Por isso, há que lembrar,há que viver e há que imaginar. Somos hoje, que lembra o ontem e sonha o amanhã...

Beijinhos e bom fim-de-semana

P.S.: Finalmente consegui comentar
Infinito e Mais Além a 16 de Outubro de 2009 às 13:07
Olá amigo João!

Adorei esta tua frase: "Somos hoje, que lembra o ontem e sonha o amanhã..." E com isto já disseste tudo!

Fico contente por ter de novo a tua companhia :)

Beijinhos e um optimo fim de semana
Caminhando... a 17 de Outubro de 2009 às 22:17
olá joana :)

o passado faz parte de nós a a ele que devemos aquilo que hoje somos...mas na minha opinião é no futuro que devemos ter os olhos postos :)

beijinho e bom fim de semana
pingodemel a 16 de Outubro de 2009 às 11:05
Olá :)

Concordo contigo, penso que todas as nossas forças devem ser canalizadas no agora e, o futuro chegará a seu tempo. Mas claro que é para a frente que é o caminho!

Beijoca e um excelente fim de semana
Caminhando... a 17 de Outubro de 2009 às 22:15
Sempre me foi dito que "águas passadas não movem moinhos"... Cada vez mais, na minha vida vou tomando consciência disso... Aprendi com erros, captei as lições, mas... nada nunca é igual, por isso tento nunca deixar o meu presente ser influenciado pelo passado nem constrangido pelo futuro..!

Beijinho
MissAna a 16 de Outubro de 2009 às 01:21
Olá Ana!

:) Ao longo do tempo e ao longo que vamos amadurencendo vamos, tendo essa vontade claro está, aprendendo isso mesmo: O passado é uma lição, o presente, o que merece todas as nossas energias e o futuro, irá chegar mas, não fiquemos obcecados por isso.

Beijinho grande
Caminhando... a 17 de Outubro de 2009 às 22:09
Exactamente Joana, podemos lembrar-nos do passado, mas não ficar nele. Podemos imaginar o futuro, mas não adivinhá-lo. A única coisa que temos para viver é o presente!
Bjns
cuidandodemim a 16 de Outubro de 2009 às 00:41
Olá!

Há que aprender com o passado, vivendo o presente com os conhecimento no passado adquiridos mas sempre, virados e a preparar o futuro!

Bjo grande!!
Caminhando... a 17 de Outubro de 2009 às 22:07
Profundo este título! De facto a única coisa que é nossa mesmo é o dia presente; este dia. Teimamos em ficar amarrados ao passado que já não nos pertence e a pensar no futuro que não sabemos se o teremos; é claro que as memórias ficam e é bom tê-las tanto para recordarmos os bons momentos como lembrar os erros para que não voltem a ser repetidos; no futuro também devemos pensar um pouco, pois é hoje que o preparamos; no entanto, tudo deve ser feito com o devido equilíbrio; às vezes ficamos tão obsecados com o futuro que nem damos conta de que o dia passou e já é noite; não vimos sequer como o sol brilhou, não dissemos um olá aos nossos familiares e muito menos ao nosso melhor amigo; há que correr, há que trabalhar, pois há uma viagem a fazer, um carro a comprar, uma casa nova a construir; quando damos conta estamos cheios de dinheiro e completamente sem afectos; isto é que está errado. Para quê? Será que vai ser preciso esse dinheiro todo?Mas não adianta, Joana, por mais que digamos que está errado fazemos sempre o mesmo: O dia que é nosso deixamo-lo para os outros, para aqueles que sabem viver, e o de amanhã se calhar nem vai chegar.Temos que caminhar devagarinho apreciando bem o presente que a vida nos dá todos os dias; devemos desembrulhá-lo com cuidado, sem rasgar o papel e curtir cada pormenor do que está dentro do pacote; não sabemos se não será este o último presente que a vida nos dá! Amanhã, ao acordar vou ver se me lembro de tudo isto e se aprecio o dia que a vida me está a oferecer como se fosse o mais valioso presente que recebi até hoje. Faz o mesmo, amiga.!Não te deixes contaminar por esta sociedade de correrias e faz a tua caminhada serena apreciando todas as belezas que encontras pelo caminho Gostei muito deste post. Beijinhos e, como diz a música » só se vive uma vez..»Lembra-te sempre disso!
Emília
comunicadoras a 15 de Outubro de 2009 às 23:04
Olá Amiga Emilia!
Adoro a notoria sensibilidade com que escreves. Concordo plenamnete com tudo o que escreves-te e, esta parte no fundo, como dizes "O dia que é nosso deixamo-lo para os outros, para aqueles que sabem viver, e o de amanhã se calhar nem vai chegar. Temos que caminhar devagarinho apreciando bem o presente que a vida nos dá todos os dias; devemos desembrulhá-lo com cuidado, sem rasgar o papel e curtir cada pormenor do que está dentro do pacote; não sabemos se não será este o último presente que a vida nos dá!"

Penso que as nossas prioridades estão todas trocadas, daí esta barafunda e stress todo...

Beijo muito muito grande para ti!!
Caminhando... a 17 de Outubro de 2009 às 22:05
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
18
19
20
21
22
23
25
27
28
30
31
mais sobre mim
pesquisar neste blog