Caminhando...
 
14
Dez 09

 

(imagem retirada da internet)

 

O perdão é algo que considero de extrema importância para que um coração ferido (seja por que razão for) se possa regenerar e voltar a sentir.

Muitas comparações são feitas entre o perdoar e o esquecer aliás, como li ainda há pouco: “O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração é sincero, generoso e não fere o amor-próprio do ofensor.”

 

Considero, acredito e sinto que, perdoar não pode ser sinónimo de esquecimento. Quando se desculpa sim, consegue-se esquecer depois a atitude que levou à necessidade de um pedido de desculpas pois, atitudes menores são passíveis de ser desculpadas visto que, não causaram danos permanentes em alguém. Enquanto, quando o que foi feito/dito feriu seriamente os sentimentos de alguém e fez com que a marca deixada ficasse permanente, o Perdão aqui considero o indicado.

Ao perdoar, o ressentimento dissolve-se e, a marca continua lá mas, não está constantemente no pensamento, tendo em conta que, já se conseguiu enfrentar o tormento de frente, aliviando a constante corrosão interior.

 

O perdão tem várias interpretações. Para uns é divino e impraticável pelos homens, algo que, talvez com um pouco de ingenuidade, eu acredite. Existem de facto pessoas de muito má índole, havendo ainda assim Grandes Pessoas. Gosto de pensar que existem pessoas fiéis, leais e que saibam de facto respeitar o outro. Felizmente e com muito agrado, conheço algumas, o que faz com que não acredite que todo o ser humano, por sê-lo, seja incapaz de conseguir perdoar.

 

Quando se sente necessidade de perdoar alguém que nos é muito próximo e nos magoou bastante, acredito que podem ser dadas segundas oportunidades, aliás, julgo que todos podemos ser dignos de uma nova oportunidade, tendo apenas que mostrar (de forma sincera) que se pode ser de novo merecedor de confiança. Importante será mostrar-se arrependido e ciente do erro cometido e fazer por merecer de novo a atenção e apreço.

Ao perdoar, ficasse livre de rancores, não sendo correcto, nem justo, situações presentes serem comparadas com antigas.

 

Perdoar dissolve o sentimento e é um passo emocional, uma decisão individual de libertar de dentro do nosso ser a carga que nos oprime.

Acredito assim que: “Perdoar é saber curar-se sem quebrar, é ser suficientemente forte para suportar o peso do sofrimento e ter capacidade de recuperar!”

 

Para terminar, acredito que ao perdoar estamos acima de tudo a fazer um favor a nós mesmos!

 

publicado por Caminhando... às 21:39
Doce Amiga..

Que saudades de te ler..
O post está magnifico..diria mesmo o post do ano..

Vou levar..
E perdoa a minha ausência..:)

Volto breve
Beijos doces
Just Moments a 14 de Dezembro de 2009 às 22:32
Minha cara Just congratulo-me por um dia ter "vindo parar às tuas palavras".
Sábias muitas vezes, imbuidas do espirito critico e construtivo quase sempre.
Realmente minha amiga aquele que conseguir perdoar-se a si próprio tem quase o percurso feito no sentido de perdoar a outrém.
Um beijo

noitesemfim a 15 de Dezembro de 2009 às 21:56
Minha querida Just!

Tão bom ter-te de novo aqui e saber de ti
Também eu tenho saudades de te ler...

Muito Obrigada pela tua sempre presente simpatia.
Não tenho que perdoar amiga, tenho sim que respeitar a tua decisão :)

Um beijo grande e até breve então!!
Caminhando... a 17 de Dezembro de 2009 às 22:02
Dezembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
15
16
17
19
20
22
23
24
25
26
28
29
30
31
mais sobre mim
pesquisar neste blog