Caminhando...
 
31
Jan 09

(imagem retirada da internet)

 

A amiga Miguxa propôs-me um desafio que consiste em identificar-me como os 7 pecados capitais. Mto Obrigada novamente!

Vamos então começar!

 

Correspondendo a avareza ao apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais, posso afirmar que não me identifico com este pecado, visto que, penso que a vantagem de possuir bens materiais , é poder usufruir e valoriza-los ao máximo, mas sobretudo poder partilha-los! Prefiro apegar-me a afectos, à amizade, à humildade, pois não se firmam em possibilidades, mas sim a um bem-estar imaterialista e duradouro.

Outro pecado que consiste no apego descontrolado e egoísta é a Luxúria, sendo este apego por prazer sensual. Considero que a luxúria só passa a ser pecado quando deixam de haver limites e respeito pelo outro. Ou seja quando a vontade de um não é respeitada, em prol da satisfação do outro, ou então quando a ausência de limites leva à promiscuidade, ou seja à falta de respeito por si. Considero pois este pecado um pouco relativo…

O orgulho é outro dos pecados capitais, correspondendo a arrogância e vaidade. Considero que é saudável e necessário, valorizarmo-nos pelos nossos feitos positivos, sempre tendo e mantendo os pés bem assentes no chão, pois não temos direito nenhum de passar “por cima de ninguém”.

Continuando nos “excessos”, a inveja é outro dos 7 pecados. Este, consiste no desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo o que outra pessoa tem e consegue. Pessoalmente antes de pensar no que me falta, gosto e faço sempre por valorizar o que tenho aqui e agora. Sejam as pessoas que me rodeiam, sejam os bens materiais que possuo. Sinto que a inveja excessiva denota insegurança. Digo isto pois ao invejar, deixamos de viver e valorizar o que temos, em prol do que o outro tem, começando assim a viver outra vida que não a nossa. Claro que por vezes surgem-nos desejos pelo que o que a outra pessoa tem, mas lá está, quando o sentimento é bem medido e controlado, não passam disso, desejos e possíveis metas a atingir.

O pecado da Gula representa o desejo insaciável do ser humano de ter sempre mais do que já tem e precisa, sendo que este pecado me afecta de vez em quando, mais em relação a guloseimas do que a “comida - comida”.

A Preguiça corresponde à aversão ao trabalho, fuga às responsabilidades, etc. Digamos que me deixo afectar um pouco por este pecado, pois que bom que sabe estar sentadinha no sofá enrolada numa mantinha bem quentinha a ver um bom filme sem pensar em absolutamente nada ou passar um dia inteiro em pijama! Tenho sorte, pois não me ataca com muita frequência, sendo que faço sempre por não faltar às minhas responsabilidades e deveres.

Por último temos a Ira, sendo este o intenso e descontrolado sentimento de raiva, ódio, rancor que pode ou não gerar sentimento de vingança. Este sentir só me afecta quando ocorrem injustiças, faltas de respeito, etc., pois sou por norma uma pessoa calma e tolerante.

 

E pronto! Desafio cumprido

 

publicado por Caminhando... às 20:47
música: He lives in you
tags:
Tenho o prazer de te informar que tens uma surpresa no meu Blog, a qual te ofereço com muito gosto e simpatia.

Desejo-te entretanto um Bom Fim de Semana,
Carlos Alberto
umbreveolhar a 7 de Fevereiro de 2009 às 20:03
Olá!
Começo a ficar com tanto prémio! ehehe
Mto Obrigada!
Beijinho e um excelente fim de semana
Caminhando... a 7 de Fevereiro de 2009 às 20:59
Olá!
E já te ficamos a conhecer um pouco melhor...
Beijocas
azuldoceu a 1 de Fevereiro de 2009 às 14:47
Olá!
Pois é! A cada desafio e a cada texto publicado, vou-me dando a conhecer
Beijoca e obrigada pela visita*
Caminhando... a 1 de Fevereiro de 2009 às 21:18
Olá Doce Joana,

É claro que correspondeste e muito bem às minhas expectativas.

Noite linda, com muita paz e amor
Beijinho
Margarida
MIGUXA a 31 de Janeiro de 2009 às 23:53

Beijinho e excelente inicio de semana!
Doce Joana,


Image
MIGUXA a 2 de Fevereiro de 2009 às 00:02

Uma boa noite, e resto de semana feliz!

Beijocas*
Caminhando... a 2 de Fevereiro de 2009 às 19:53
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
15
16
17
18
19
20
22
23
24
26
27
28
29
30
mais sobre mim
pesquisar neste blog