Caminhando...
 
28
Abr 12

 

(imagem retirada da internet)

 

“A satisfação de vida não é algo que acontece. Não é o resultado da sorte ou do azar. Não é algo que se possa comprar com dinheiro ou com poder. Não parece depender tanto dos acontecimentos externos, mas sobretudo do modo como os interpretamos. A satisfação é uma condição vital que cada individuo deve preparar, cultivar e defender. Os indivíduos que sabem controlar e orientar a sua experiência interna são capazes de determinar a qualidade das suas vidas, isso é o mais próximo que podemos estar de uma autêntica satisfação de vida”

Czikszenmihalyi

 

“A autêntica satisfação de vida não só é possível, como se pode e deve cultivar, identificando e utilizando muitas das fortalezas e recursos que o individuo já possui: ao identificar e desenvolver o melhor de si, o indivíduo melhora sensivelmente a sua vida e a de quantos o rodeiam”

Seligman

Querida amiga,

Feliz por te ter de volta:) sabes como fazer chegar a quem te lê, tantas lições de vida...tão menina e tão segura do caminho certo para a realização individual e comunitária...
Obrigada minha doce Joana
Beijinhos
Margarida
MIGUXA a 1 de Maio de 2012 às 15:25
Amiga Margarida,

Muito obrigada pela presença e carinho.
Sabes, sinto que já encontrei a estrada maior e sinto-me a percorrer o caminho que realmente me faz sentido.
Alegra-me ver o quanto ainda não sei, e as coisas e vias que posso descobrir e aprender.
Sinto-me sobretudo grata por aqui estar.

Beijinhos com ternura, Margarida. A pausa não foi planeada, e é bom estar de volta.
Muito contente por te ver de novo aqui, já tinha saudades.
Gostei das citações.
Beijinho grande
Rosinda
Rosinda a 28 de Abril de 2012 às 22:13
Olá Rosinda,

Muito obrigada pela presença e carinho. Não foi uma pausa planeada, e sabe muito bem estar de volta.

Um grande beijinho e tudo de bom é o que de coração desejo, Rosinda.
Olá Joana
que bom que está de volta.
A autentica satisfação da vida depende de cada um, depende do valor que lhe dá, embora dependendo dos momentos.
Sim, a vida seria bem mais fácil se conseguíssemos retirar alguma lição das situações menos boas que nos acontecem...infelizmente acabamos muitas vezes por reclamar, por "barafustar" e por culpar alguém, ainda que esse alguém não seja visível .
Um grande beijinho
momentosdisparatados a 28 de Abril de 2012 às 09:33
Claro que a satisfação da vida só depende de cada um de nós. Há pessoas que têm tão pouco e sentem-se tão satisfeitas com a vida que eu não me canso de pensar nelas e de dizer a mim mesma que tenho muito a aprender com elas. Tenho tudo e sinto-me uma insatisfeita, Joana; podes ter a certeza que todos os dias me interrogo sobre o que mais quererei que a vida me dê? Está certo...tenho alguns problemas, mas ainda não tive os mais duros, aqueles que, eu tenho a certeza, um dia chegarão. Sabes, há uma pessoa que eu admiro
muito, porque sabe ser feliz, independentemente do que vê à sua volta. É o meu marido. Costuma-se dizer que ninguém nos dá a felicidade, ninguém é responsável por ela; somos nós e só nós que temos de buscar a nossa felicidade. Pois ele é assim...é feliz e pronto; só o vi duas vezes triste que foi quando faleceu o pai e depois a mãe, mas mesmo assim soube superar essas perdas de uma maneira incrível. Estou casada com ele há 36 anos e ainda não aprendi. Tento, Joana, mas...não adianta; às vezes penso até que ele está na família errada, pois merecia alguém que estivesse sempre bem, sempre satisfeito com o que é e com o que tem. Mas, cada um é como é, embora ache que devemos a cada dia tentar melhorar, se não for por mais nada, pelo menos para proporcionar aos que connosco convivem uns dias mais alegres. Sabes quem é como ele? O filho; mora longe de nós, a uma hora de distância, mas dá gosto ver os dois juntos quando ele vem a Famalicão ou nós vamos à Régua. Parecem dois amigos e não Pai e filho. Já a minha filha é um pouco como eu e olha que somos os 4 capricornianos. Bem, amiga, cá vou continuar a tentar mudar um pouco e ver de uma vez por todas a abençoada que sou e assim começar a ser uma pessoa mais satisfeita com a vida. Parabéns pelo post. Fiquei contente por te ver de volta. Um beijinho e um bom feriado
Emília
comunicadoraspt@hotmail.com a 30 de Abril de 2012 às 23:03
Olá Emília,

Muito obrigada pela partilha! Há de facto pessoas que muito dificilmente perdem o sorriso do rosto. Tão bom ter duas tão perto.

Ainda ontem pude testemunhar isso: Tal como tive oportunidade de contar quando nos encontrámos, as pessoas que residem no local em que estagiei, mesmo com tristes e sofridas histórias de vida têm uma imensa capacidade de resiliência.
Umas dessas pessoas passa os dias em casa e não tem apoio da família, estando assim bastante isolada. Não sai pois não sente confiança para isso, e como já tem idade avançada tem medo que as pernas falhem. É uma senhora que adora o ar livre e, quando lá vou, trago-a sempre para a rua de modo a que possa também estar em contacto com outras pessoas.
Sempre que lhe bato à porta e pergunto com correu a semana, responde-me sempre que "É sempre boa!". Ontem estava-me a falar na morte e na tristeza que sente por já não ter cá a maioria da sua família. Dizia que não queria morrer, pois gostava de poder aproveitar muitos mais anos, tendo em conta que sente que ainda tem muito para "ver, cheirar e divertir" e disse-me isto com um enorme sorriso no rosto.
Esta senhora é uma ternura, sempre bem disposta e emana uma alegria imensa.
Tudo isto para dizer que, mesmo com todas as dificuldades pelas quais passou, e mesmo passando os dias sempre em casa, não perde o sorriso e a satisfação de vida. É um verdadeiro exemplo!

Um grande beijinho, obrigada pela presença e votos de óptima semana.
Olá Maria,

Antes de mais, obrigada pela presença e boas vindas.
Sim, também acredito que podemos aprender com tudo, seja com a alegria, com as quedas. Existe sempre algo que conseguimos reter.

Um beijinho grande e boa semana.
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
mais sobre mim
pesquisar neste blog