Caminhando...
 
28
Abr 12

 

(imagem retirada da internet)

 

“A satisfação de vida não é algo que acontece. Não é o resultado da sorte ou do azar. Não é algo que se possa comprar com dinheiro ou com poder. Não parece depender tanto dos acontecimentos externos, mas sobretudo do modo como os interpretamos. A satisfação é uma condição vital que cada individuo deve preparar, cultivar e defender. Os indivíduos que sabem controlar e orientar a sua experiência interna são capazes de determinar a qualidade das suas vidas, isso é o mais próximo que podemos estar de uma autêntica satisfação de vida”

Czikszenmihalyi

 

“A autêntica satisfação de vida não só é possível, como se pode e deve cultivar, identificando e utilizando muitas das fortalezas e recursos que o individuo já possui: ao identificar e desenvolver o melhor de si, o indivíduo melhora sensivelmente a sua vida e a de quantos o rodeiam”

Seligman

Olá Emília,

Muito obrigada pela partilha! Há de facto pessoas que muito dificilmente perdem o sorriso do rosto. Tão bom ter duas tão perto.

Ainda ontem pude testemunhar isso: Tal como tive oportunidade de contar quando nos encontrámos, as pessoas que residem no local em que estagiei, mesmo com tristes e sofridas histórias de vida têm uma imensa capacidade de resiliência.
Umas dessas pessoas passa os dias em casa e não tem apoio da família, estando assim bastante isolada. Não sai pois não sente confiança para isso, e como já tem idade avançada tem medo que as pernas falhem. É uma senhora que adora o ar livre e, quando lá vou, trago-a sempre para a rua de modo a que possa também estar em contacto com outras pessoas.
Sempre que lhe bato à porta e pergunto com correu a semana, responde-me sempre que "É sempre boa!". Ontem estava-me a falar na morte e na tristeza que sente por já não ter cá a maioria da sua família. Dizia que não queria morrer, pois gostava de poder aproveitar muitos mais anos, tendo em conta que sente que ainda tem muito para "ver, cheirar e divertir" e disse-me isto com um enorme sorriso no rosto.
Esta senhora é uma ternura, sempre bem disposta e emana uma alegria imensa.
Tudo isto para dizer que, mesmo com todas as dificuldades pelas quais passou, e mesmo passando os dias sempre em casa, não perde o sorriso e a satisfação de vida. É um verdadeiro exemplo!

Um grande beijinho, obrigada pela presença e votos de óptima semana.
Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
29
30
mais sobre mim
pesquisar neste blog